Publicação em atas de evento científico
Teste a validade do Team Leadership Questionnaire numa amostra de Pequenas e Medias Empresas (PMEs) portuguesas. Um instrumento adequado?
Ana Graça (Graça, A.); Ana Passos (Passos, A. M.);
VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O objetivo deste estudo foi testar a validade da estrutura fatorial do Team Leadership Questionnaire (Morgeson, DeRue & Karam, 2010). Os autores propõem 15 funções de liderança de equipas que os líderes devem desempenhar para ir ao encontro das necessidades das equipas, sendo que estas funções diferem de acordo com o ciclo de tarefa em que a equipa se encontra (fase de transição ou fase de ação). 287 líderes de PMEs responderam a uma versão adaptada do TLQ. A estrutura fatorial do TLQ foi avaliada através de análises fatoriais exploratórias (EFA) e confirmatórias (CFA) a cada uma das fases. Das 15 dimensões e 82 itens do TLQ original ficaram apenas 3 dimensões e 17 itens na fase de transição e 4 dimensões e 21 itens na fase de ação. Os resultados da CFA dão suporte ao modelo multidimensional original, distinguindo as funções de liderança de transição e de ação. Estes resultados contribuem para a validação teórica e empírica do modelo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
: Team Leadership Questionnaire (TLQ); Funções de Liderança de Equipas; Pequenas e Médias Empresas (PMEs); Validação de escalas.