Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa
Título Revista
Publicações OberCom
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Os novos meios de produção e distribuição estão a conduzir a novos comportamentos de
compra e novos padrões de interacção entre consumidores num ambiente digital. Não
indiferente, a actividade jornalística e o sector dos media atravessam uma “terceira
revolução industrial”, fundada na reconfiguração de uma “Sociedade de Massas” numa
“Sociedade em Rede”. Este contexto coloca grandes desafios ao sector, sendo ainda pouco
claro como a nova conjuntura social e tecnológica irá impactar a organização económica da
indústria, estando neste ponto o foco do presente trabalho. A progressiva migração dos
meios de comunicação para a “grande ecosfera electrónica”, isto é, a arena relevante dos
media, é uma migração para um ambiente continuamente interligado (computação ubíqua
permanente) e interactivo (aberto ao protagonismo dos utilizadores) onde os vários bens
informacionais (conteúdos digitais) e dinâmicos (animados e em evolução em tempo real)
competem pela atenção do público, um activo escasso e cada vez mais valioso, sobre
plataformas intensivas em tecnologia.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Imprensa, Modelos de Negócio