Artigo sem avaliação científica
Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa
Sandro Mendonça (Mendonça, S.); Inês F. Alves (Inês Alves);
Título Revista
Publicações OberCom
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-12-21 16:05)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Os novos meios de produção e distribuição estão a conduzir a novos comportamentos de compra e novos padrões de interacção entre consumidores num ambiente digital. Não indiferente, a actividade jornalística e o sector dos media atravessam uma “terceira revolução industrial”, fundada na reconfiguração de uma “Sociedade de Massas” numa “Sociedade em Rede”. Este contexto coloca grandes desafios ao sector, sendo ainda pouco claro como a nova conjuntura social e tecnológica irá impactar a organização económica da indústria, estando neste ponto o foco do presente trabalho. A progressiva migração dos meios de comunicação para a “grande ecosfera electrónica”, isto é, a arena relevante dos media, é uma migração para um ambiente continuamente interligado (computação ubíqua permanente) e interactivo (aberto ao protagonismo dos utilizadores) onde os vários bens informacionais (conteúdos digitais) e dinâmicos (animados e em evolução em tempo real) competem pela atenção do público, um activo escasso e cada vez mais valioso, sobre plataformas intensivas em tecnologia.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Imprensa, Modelos de Negócio