Publicação em atas de evento científico
A participação das Pessoas em Dinâmicas de Excelência Organizacional: Comunicar, Envolver, Agir e Melhorar (Action Research na Voz Ativa)
Telmo Antonio Henriques (Henriques, T.); Henrique O'Neill (O'Neill, Henrique);
IV Encontro de Investigadores da Qualidade
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-09 15:46)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nas áreas de Sistemas e Tecnologias de Informação as iniciativas que procuram o reforço da Qualidade são, frequentemente, reduzidas a ações normativas conotadas com as suas realidades específicas – relegando para segundo plano aspetos importantes de Desenvolvimento Organizacional que sustentam Estratégias de Qualidade e Inovação rumo à Excelência Organizacional. O Programa descrito no presente artigo, realça a importância que deve ser dada a estes fatores. Ele centrou-se numa unidade de TI de uma Instituição Financeira e baseou-se numa abordagem que procurou induzir a mudança para, como efeito último, promover ações e despertar comportamentos conducentes à melhoria efetiva da satisfação de Clientes Internos e de Colaboradores. Visou, nesse contexto, atingir objetivos muito específicos de desenvolvimento de uma Cultura de Serviço, de harmonização das práticas de Liderança e de promoção do Envolvimento dos Colaboradores. A inerente intervenção – desenhada e implementada por uma equipa interna, apoiada por consultores, articulada com os responsáveis, suportada por uma Equipa de Agentes de Mudança e patrocinada pela Alta Direção – seguiu, numa perspetiva metodológica, um paradigma de investigação-ação. Como resultado final, a qualidade de serviço melhorou e foram identificadas ações estruturantes potenciadoras de melhorias futuras, as quais foram alvo de implementação subsequente, num segundo ciclo de aprendizagem organizacional. colmatando o gap empírico e metodológico existente – Não sendo os resultados do estudo generalizáveis, são, no entanto, passíveis de transposição adaptada a outras Organizações, destacando-se importantes Implicações para a Gestão – que reforçam a relevância deste artigo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Envolvimento dos Colaboradores, Excelência Organizacional, Investigação-Ação, Liderança