Comunicação em evento científico
A liderança do Plano Tecnológico de Educação nas escolas: a perceção dos coordenadores PTE
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Gonçalves, S.); Maria Glória Bastos (Bastos, G.); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M.C.);
Título Evento
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
Sabendo-se a importância dos processos de liderança quando se analisam tentativas de mudança educacional, neste texto apresentam-se dados relacionados com a liderança desempenhada pelos Coordenadores do Plano Tecnológico de Educação (CPTE) nas escolas secundárias. Esta liderança é nitidamente uma liderança intermédia, e a forma como foi exercida teve certamente implicações na eficácia da implementação do PTE. O estudo foi realizado através da aplicação do questionário MLQ, de Avolio e Bass (1995), a uma amostra de CPTE de Portugal Continental. Dos dados obtidos verificou-se que os CPTE apresentam essencialmente características de liderança relacionadas com a liderança transformacional, seguidos pela liderança transacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave