Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea
Título Revista
Educação, Sociedade e Culturas
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo dá a conhecer as tendências dominantes de gestão e estratégia política no que res- peita à saúde na escola, pensando esta última como um espaço social de funcionamento de políticas de saúde específicas para a realidade escolar. Pretende-se fornecer elementos empí- ricos que permitam compreender os fundamentos e o alcance da política de saúde escolar. O discurso político e governamental difundido por alguns dos documentos que configuram a saúde na escola foram o ponto de partida para esta análise, justificando a opção pelo método qualitativo, com o recurso à pesquisa documental como técnica de recolha de dados. A importância da ciência, nomeadamente da pericialidade biomédica, na elaboração de políticas de saúde, o risco enquanto eixo organizador do discurso sobre a promoção da saúde na escola e a ênfase na responsabilidade individual foram alguns dos elementos que conduziram esta reflexão sociológica sobre a política de saúde escolar em Portugal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Saúde escolar,Risco,Promoção da saúde,Políticas de saúde,Discurso político
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
PEst-OE/SADG/UI3126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |