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Identidades profissionais e atitudes dos professores portugueses do ensino público: resultados de um inquérito nacional
Alan Stoleroff (Stoleroff, A.); Patrícia Santos (Santos, Patrícia);
Event Title
VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Desde a revisão do Estatuto da Carreira Docente, em 2007, os professores do ensino público português têm sido sujeitos a mudanças continuadas nas suas condições de trabalho e emprego com forte incidência na sua profissionalidade. Esta experiência teve influência sobre os sentidos do que é ser professor, provocando consequentemente tanto resistência e sentimentos de desânimo como processos de adaptação e acomodação. O contexto recente aponta então para a necessidade de averiguar o que os professores portugueses pensam da sua profissão e como apreenderam e apreendem as transformações profissionais em curso. Para tal, nesta comunicação apresentamos uma análise de resultados selecionados de um inquérito nacional (N=1.872) a professores do ensino público dos diferentes níveis de ensino. Este inquérito integrou múltiplos e variados indicadores com respeito aos seus entendimentos da profissão e da sua profissionalidade (motivações, competências profissionais, prestígio e ética profissionais factores de satisfação e insatisfação profissionais), da carreira e do sindicalismo docente. Incluiu, ainda, outros aspectos como, designadamente, emoções, reações e grau de aceitação dos professores relativamente às várias dimensões da revisão do Estatuto da Carreira Docente e da reforma do modelo de gestão escolar. Portanto, nesta comunicação trazemos à luz alguns valores profissionais, representações da profissão e atitudes que permitem identificar elementos constituintes das identidades profissionais dos professores na atualidade e analisaremos as diferenciações consoante os grupos disciplinares de pertença e a fase da carreira.
Acknowledgements
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Keywords
professores, identidade profissional, reformas profissionais