Artigo em revista científica
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
Luísa Ramos de Carvalho (Carvalho, L. R.); Carla Mouro (Mouro, C.); João António (António, J.); Maria Monteiro (Monteiro, M.);
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2002
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 9

(Última verificação: 2024-11-22 03:06)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave