Artigo em revista científica Q3
De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias = On how we write life and life is inscribed in us: a study of socialization through the analysis of autobiographies
Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Título Revista
Educação e Sociedade
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-12-14 19:30)

Ver o registo na Scopus


: 0.7
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Socialização,Método biográfico,Emoções,Práticas,Reflexividade
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais