Artigo em revista científica
Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica - o “poder do discurso”
Título Revista
Comunicação e Sociedade
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Este artigo pretende sinteticamente fazer uma revisão das perspectivas teóricas que têm abordado os conceitos «opinião», «argumentação» e «persuasão». Ele resulta da necessidade, sentida no contexto da elaboração da tese de doutoramento1, de problematizar e enquadrar teoricamente a «opinião tornada pública» pelos colunistas.É pretendendo não negar a existência das estratégias e mecanismos de persuasão e a sua importância, por um lado, e dando relevo ao que nos parecem os «limites» das principais perspectivas que a abordam, por outro, que entendemos ser conveniente revisitar as perspectivas teóricas que ao longo do tempo se centraram na persuasão, particularmente, os ângulos que a cruzam com o entendimento/valoração da opinião.É nossa intenção primordial situarmo-nos na pragmática sociológica que territorializa a linguagem, que indaga sobre o que funda a legitimidade ou a validade das acções comunicativas e intercompreensiva, sobre a legitimidade de quem fala, realçando a importância das variáveis e contextos de natureza e ordem mais social que linguística, mais sociológica do que argumentativa, mais mediática que racional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Opinião,Argumentação,Persuasão,Racionalidade argumentativa,Racionalidade sociológica,Media