Artigo em revista científica
O segmento esquecido! Os séniores e a comunicação publicitária
Ana Cristina Antunes (Antunes, A. C.); Sandra Miranda (Miranda, S.); Marina Teixeira (Teixeira, M.);
Título Revista
Comunicação Pública
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Sendo evidente na literatura a sub-representação dos seniores na publicidade e a clara ausência de investigações que abordem esta temática pela óptica deste segmento, o presente estudo, partindo do ponto de vista dos seniores, tem como principal objetivo compreender de que modo as comunicações publicitárias são por eles percepcionadas e interpretadas. Tratandose de um estudo exploratório, pioneiro em contexto nacional, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativo, operacionalizada através da realização de quatro Focus Groups. Como conclusão geral, destaca-se o facto de os seniores gostarem de publicidade, integrando-a no seu quotidiano, conquanto não se revejam no modo como por ela são representados, estando esta ilação adstrita aos estereótipos de valoração negativa que as comunicações publicitárias veiculam.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Seniores; Publicidade; Afetividade face à publicidade; Auto e heteroperceção face à publicidade