Capítulo de livro
A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português
Margarida Saraiva (Saraiva, M.); Nogueiro, Teresa (Nogueiro, Teresa);
Título Livro
Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-24 09:12)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Normalmente, a Gestão da Qualidade Total é concretizada na indústria e nos serviços através da adopção de um conjunto de princípios. A implementação desses princípios orienta e guia as organizações para a melhoria da qualidade. Deming, Juran e Crosby são alguns dos teóricos que apresentaram um conjunto de princípios que permite melhorar o processo de qualidade numa organização. Neste presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da fi losofi a da gestão da qualidade total, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Na implementação desses princípios foram tidos em consideração os possíveis obstáculos e potenciais beneficios, dado que se acredita na sua importância e sua relevância para a melhoria da qualidade. Os resultados deste estudo evidenciaram um conjunto de possíveis difi culdades e beneficios os quais poderão ser o resultado da presente cultura dessas instituições e concluiu-se que as duas instituições de ensino superior poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. Porém, é importante salientar que esses princípios deveriam ser aplicados de forma fl exível, de acordo com as necessidades específi cas de cada organização.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Gestão da qualidade total, ensino superior, Princípios de Deming, melhoria contínua, excelência