Comunicação em evento científico
A Eficácia do Sistema de Compras Coletivas na Perspetiva dos Parceiros de Negócio: Estudo Exploratório em Portugal
Filipa Alexandra Dionísio Colaço (Colaço, Filipa); Raul Laureano (Laureano, Raul M. S.); Pedro António Ferreira (Ferreira, P. A.); Luís Laureano (Laureano, L.);
Título Evento
CISTI'2015 - 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A Internet tem permitido a criação de novos modelos de negócio. Em 2008 surgiram os sistemas de compras coletivas, promovidos pelas empresas de compras coletivas online, e apresentados como uma ferramenta de promoção eficaz para os parceiros de negócio. Neste contexto, o estudo tem como objetivos: i) caracterizar os sites de compras coletivas e as campanhas promocionais veiculadas por estes sites; ii) avaliar a perceção dos parceiros da eficácia da última campanha promocional realizada nos sites de compras coletivas; e iii) caracterizar a relação entre a eficácia percebida das campanhas promocionais e as características dos sites e das campanhas e o perfil do parceiro. Com base nos dados recolhidos junto de 38 parceiros conclui-se que: i) existe alguma homogeneidade nos sites de CCO e nas características dos parceiros; ii) as campanhas tendem a ser eficazes no seu global, induzidas pelos objetivos não financeiros; e iii) o perfil do sites não influencia a eficácia, mas o perfil do parceiro e as características das campanhas influenciam. O estudo contribui para um melhor conhecimento do modelo de negócio dos sites de compras coletivas. Empresas promotoras e seus parceiros conhecem quais as promoções que apresentam maior impacto no negócio, podendo esta informação servir de suporte à decisão para empresas que estejam a considerar este tipo de modelo de negócio.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
compras coletivas online; eficácia; site de descontos