Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Empreendedorismo Intergeracional - Um breve enquadramento
Título Evento
Sessão de apresentação final dos resultados do Projeto
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Os múltiplos fatores que condicionam o complexo processo de empreendedorismo e de criação de empresas podem agrupar-se em três tipos de fatores: fatores individuais, psicológicos e de personalidade, da situação de vida e das motivações pessoais; fatores interpessoais; fatores institucionais, económicos e sociais. A análise dos principais condicionantes dos empreendedorismos jovem e sénior permite identificar um conjunto de fatores indiretos da idade com efeitos de sentido positivo nuns casos (como o conhecimentos e experiência) e negativo noutros (como a capacidade de iniciativa e inovação ou o contexto sócio - cultural). Assim, a promoção do empreendedorismo intergeracional deverá procurar as complementaridades de conhecimentos e de capacidades potenciadoras da criação de empresas com potencial de sucesso. Para isso serão muito importantes Iniciativas que contribuam para um adequado entendimento e para o desenvolvimento e a transferência de conhecimentos e de capacidades entre as gerações. Iniciativas e práticas como as que foram implementadas no Programa UAW (“Team Building”, Capacitação, Incubação) têm por fim contribuir para um maior entendimento entre as gerações e para potenciar o sucesso dos projetos. Programas como o UAW contribuem para avaliar as virtualidades da conjugação das potencialidades específicas de cada geração no desenvolvimento de projetos conjuntos e também as dificuldades de implementação na prática.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave