Working paper
A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais
Eva Gonçalves (Gonçalves, E.);
Título Documento
CIES e-Working Paper N.º 158/2013
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
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N.º de citações: 6

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Abstract/Resumo
A participação parental nas estruturas formais das escolas, instituídas como parte da nova gestão escolar na qual as comunidades locais partilham a função de reguladoras da educação com o Estado central, é um fenómeno recente em Portugal. As famílias podem decidir sobre e avaliar a escola através dos seus representantes nos conselhos gerais e de turma e das associações de pais. O objetivo é compreender como os diretores de escola e os presidentes das associações de pais apreendem esta nova forma de “parceria” e como a colocam em prática, tendo em conta que as escolas se tornaram instituições fechadas ao exterior e que a população portuguesa tem uma fraca capacidade associativa, a qual é essencial à participação das famílias que é sempre voluntária.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
participação parental, estruturas formais, índice e associações de pais