Comunicação em evento científico
Leigos para o Desenvolvimento: Satisfação com a página de Facebook e a sua influência no passa-a-palavra e na intenção de doar no futuro
Raul Laureano (Laureano, Raul M. S.); Sara Hassamo (Hassamo, S.);
Título Evento
VII Congreso Internacional de Casos Docentes en Marketing Público y No Lucrativo
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Abstract/Resumo
Os Leigos para o Desenvolvimento (LD), são uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Um dos problemas com que a organização se depara prende-se com a necessidade de garantir a sua sustentabilidade financeira, que depende, em larga medida, dos donativos de pessoas singulares. Neste sentido, a organização tem investido no desenvolvimento de conteúdos para a sua página do Facebook, pois acredita que, nos dias de hoje, é um meio eficiente e eficaz para divulgar a sua missão e angariar recursos, quer em termos de donativos monetários, quer em termos de voluntários. Neste contexto, torna-se fundamental perceber até que ponto os conhecedores da organização estão satisfeitos com a página do Facebook e de que forma essa satisfação influencia a divulgação da organização através do passa-a-palavra e a intenção para doar no futuro. Assim, a organização aplicou um questionário a 204 conhecedores da organização, sendo que apenas alguns conheciam a página do Facebook e, assim, puderam avaliar a sua satisfação com este meio de divulgação. Os resultados evidenciam uma satisfação com o Facebook, mas apenas uma ligeira influência desta na propensão para divulgar a organização através do passa-a-palavra. No entanto, a satisfação com o Facebook revela-se um bom preditor da intenção de doar no futuro. Estes resultados vão contribuir para que a organização possa definir um plano de ação para desenvolver ações de angariação de fundos e possa repensar e redirecionar a sua presença online no Facebook, de modo a beneficiar deste meio visando garantir a sua sustentabilidade financeira.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Facebook; ONGD; Leigos para o Desenvolvimento; Donativos; Fundraising