Artigo em revista científica
Institutional bilateral cooperation for lifelong learning in applied sciences: a multicultural experience integrated in a tempus program
Maria do Rosário Pinto (Pinto, M. R.); Cristina Novo (Novo, C.); Ana Torres (Torres, A.); Pedro Costa (Costa, P.); Andreia Monteiro (Monteiro. A.); Marina Ventura (Ventura, M.); Pedro Ramos (Ramos, P.); et al.
Título Revista
Revista da UIIPS
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-21 22:33)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Life Long Learning in Applied Fields (LLAF) é um dos projetos aprovados pelo Programa TEMPUS IV e envolve 16 Instituições de 8 países, incluindo o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a INOVA+. Os parceiros colaboram no sentido de dar resposta ao desafio proposto pelas Instituições de Ensino Superior israelitas para manterem a sua relevância no ensino, através da criação de condições para o desenvolvimento de curricula que possa proporcionar aos estudantes ferramentas e capacidades para novos desenvolvimentos profissionais e inovação, também numa perspetiva de extensão à comunidade. Com uma metodologia ativa, a operacionalização tem acontecido em reuniões periódicas dos parceiros e em trabalho de grupo, numa perspetiva de partilha de conhecimento e experiências, que produziu novos curricula e Educational Units (EDUs), adequados à realidade social e educativa de Israel, mas inovadores nas metodologias e estratégias. Neste momento, as Instituições selecionaram os EDUs ou módulos que lhes parecem ser aplicáveis na sua realidade e deu-se início à fase de pilotagem dos cursos. A disseminação é um dos pontos fundamentais deste processo, pela importância de partilhar resultados, dificuldades de operacionalização e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Este artigo surge essencialmente como contributo para esta fase.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Programa ERASMUS+,TEMPUS,Cooperação interinstitucional,Aprendizagem ao Longo da Vida