Comunicação em evento científico
Modelo de Negócio do Rock in Rio - Uma Perspetiva Exploratória
Tatiana Dinis Ribeiro (Ribeiro, T. D.); Pedro António Ferreira (Ferreira, P. A.);
Título Evento
Talkfest - International Music Festivals Forum - Scientific Presentations
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este estudo foca-se no modelo de negócio do Rock in Rio. O conceito da criação de valor partilhado é integrado para uma melhor compreensão do programa da sustentabilidade da empresa. O objetivo principal é a construção do modelo de negócio do Rock in Rio tendo como referência o modelo de negócio canvas. Os objetivos secundários são analisar a forma como o modelo de negócio funciona; verificar se o Rock in Rio aplica políticas de criação de valor partilhado e, se isso acontecer, onde posicioná-las no modelo de negócio. A investigação é qualitativa, focalizada num estudo de caso. Os dados foram recolhidos de trinta e dois documentos e entrevistas públicas, disponibilizados em diferentes formatos (vídeo, digital e impresso). Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento de dados e obtenção de resultados. Conclui-se que o modelo de negócio do Rock in Rio é consistente, embora muito dependente da criação e gestão de parcerias-chave. A plataforma de comunicação da empresa é crítica para o funcionamento e sucesso do modelo de negócio. Os blocos do modelo de negócio mais relevantes são os segmentos de clientes, propostas de valor e parcerias-chave. Não foi encontrada nenhuma evidência do uso do conceito de criação de valor partilhado no programa e políticas de sustentabilidade da empresa. A principal limitação encontrada durante a investigação foi a falta de informação direta, devido à ausência de resposta em tempo útil ao questionário enviado para o Rock in Rio, o que condicionou o reforço da triangulação de dados e a obtenção de informações relacionadas com o uso da criação de valor partilhado no programa de sustentabilidade da empresa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Modelo de Negócio,Modelo de Negócio Canvas,Rock In Rio,Criação de Valor Partilhado