Artigo em revista científica
Tourex: desenvolvimento de um sistema pericial para marketing turístico
Paulo Rita (Rita, P.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Marketing
Ano (publicação definitiva)
1996
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 8

(Última verificação: 2024-04-21 22:26)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta um desenvolvimento do sistema TOUREX, um expert-system para gestores de marketing das Organizações Nacionais de Turismo (ONTs) que facilita a alocação e decisão do orçamento de comunicação. Participaram nesta investigação oitenta e oito ONTs através de questionários e entrevistas. Quarenta e quatro factores foram avaliados por peritos na disposição e importância para os orçamentos de comunicação e reduzidos a doze principais elementos. Diversos cenários foram testados em ordem a testar o sistema e com a preocupação de verificar esses elementos como factores decisivos. O desenvolvimento deste sistema permite recomendar, com base na informação fornecida, as características chave a serem usadas pela organização. As implicações deste sistema no processo de gestão de marketing e direcções sobre investigações futuras estão também presentes no artigo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave