Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.
Acknowledgements
--
Keywords
Redes sociais,Eleições,Comunicação política,Campanhas eleitorais
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português