Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Atas do V Encontro Anual da AIM
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A partir da análise de filmes visionados no ANIM (Luanda, Cidade Feiticeira, de Ricardo Malheiro; São Paulo de Luanda, de António de Sousa; Férias em Lourenço Marques, de Miguel Spiguel; Safrique Safari, de Faria de Almeida, entre outros), bem como de entrevistas inéditas a técnicos que trabalharam em alguns destes filmes, a minha comunicação procura interrogar o documentário colonial (sobretudo em Angola e Moçambique), nos anos 50, 60 e 70, na sua dimensão turística. Quando é que o filme colonial foi (também) ‘turístico’? Em que sentido é que estes filmes se destacavam (ou não) dos modelos que se faziam e mostravam na metrópole? De que forma o projecto turístico servia o projecto colonial? Trata-se de uma investigação em curso, que está a ser desenvolvida no âmbito do projecto “Atrás da câmara: práticas de visualidade e mobilidade no filme turístico português” (EXPL/IVCANT/ 1706/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Filme turístico,Turismo,Colonialismo,Angola,Moçambique
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Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
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EXPL/IVCANT/1706/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |