Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Modelo de Implementação de Business Analytics: Fases e fatores críticos de sucesso
2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Framework to implement business analytics: Phases and critical success factors
Abstract/Resumo
Business Analytics é um sistema de informação que integra dados de diferentes fontes, internos ou externos à organização. Centra-se no negócio e agrupa três tipos de análises: descritiva, preditiva e prescritiva. Estas análises ajudam a melhorar o conhecimento dos gestores e o processo de tomada de decisão. A vantagem competitiva é criada através de melhor e maior compreensão dos dados. Este estudo apresenta uma proposta de um modelo de implementação de soluções de Business Analytics, incluindo a identificação de um conjunto de fatores críticos de sucesso, que contribuem para o seu êxito. São identificados 18 fatores críticos e definidas cinco fases enquadramento, iniciação, planeamento, execução e evolução. A validação do modelo tem por base entrevistas com especialistas em Business Analytics de empresas que atuam na área das tecnologias de informação e que já implementaram soluções deste âmbito. O estudo contribui, assim, para a ampliação do conhecimento dos gestores sobre Business Analytics e sua implementação, permitindo às organizações a criação de valor e, consequentemente, de vantagem competitiva.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Business analytics,Fatores críticos de sucesso
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/GES/00315/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |