Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Laureano, R. M. S., Laureano, L. M. da S. & Grencho, A. R. R. R. (2016). Modelo de Implementação de Business Analytics: Fases e fatores críticos de sucesso. In Rocha, A., Reis, L. P., Cota, M. P., Goncalves, R. and Suarez, O. S. (Ed.), 2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Gran Canaria, Spain: IEEE.
R. M. Laureano et al., "Modelo de Implementação de Business Analytics: Fases e fatores críticos de sucesso", in 2016 11th Iberian Conf. on Information Systems and Technologies (CISTI), Rocha, A., Reis, L. P., Cota, M. P., Goncalves, R. and Suarez, O. S., Ed., Gran Canaria, Spain, IEEE, 2016
@inproceedings{laureano2016_1732354855386, author = "Laureano, R. M. S. and Laureano, L. M. da S. and Grencho, A. R. R. R.", title = "Modelo de Implementação de Business Analytics: Fases e fatores críticos de sucesso", booktitle = "2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)", year = "2016", editor = "Rocha, A., Reis, L. P., Cota, M. P., Goncalves, R. and Suarez, O. S.", volume = "", number = "", series = "", doi = "10.1109/CISTI.2016.7521422", publisher = "IEEE", address = "Gran Canaria, Spain", organization = "AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação)", url = "https://ieeexplore.ieee.org/xpl/conhome/7511893/proceeding" }
TY - CPAPER TI - Modelo de Implementação de Business Analytics: Fases e fatores críticos de sucesso T2 - 2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) AU - Laureano, R. M. S. AU - Laureano, L. M. da S. AU - Grencho, A. R. R. R. PY - 2016 SN - 2166-0727 DO - 10.1109/CISTI.2016.7521422 CY - Gran Canaria, Spain UR - https://ieeexplore.ieee.org/xpl/conhome/7511893/proceeding AB - Business Analytics é um sistema de informação que integra dados de diferentes fontes, internos ou externos à organização. Centra-se no negócio e agrupa três tipos de análises: descritiva, preditiva e prescritiva. Estas análises ajudam a melhorar o conhecimento dos gestores e o processo de tomada de decisão. A vantagem competitiva é criada através de melhor e maior compreensão dos dados. Este estudo apresenta uma proposta de um modelo de implementação de soluções de Business Analytics, incluindo a identificação de um conjunto de fatores críticos de sucesso, que contribuem para o seu êxito. São identificados 18 fatores críticos e definidas cinco fases enquadramento, iniciação, planeamento, execução e evolução. A validação do modelo tem por base entrevistas com especialistas em Business Analytics de empresas que atuam na área das tecnologias de informação e que já implementaram soluções deste âmbito. O estudo contribui, assim, para a ampliação do conhecimento dos gestores sobre Business Analytics e sua implementação, permitindo às organizações a criação de valor e, consequentemente, de vantagem competitiva. ER -