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Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
José Manuel Mendes (J. M. Mendes); António Caetano (Caetano, António); Ferreira, J. M. C. (Ferreira, J. M. C.);
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N.º de citações: 9

(Última verificação: 2024-03-28 14:45)

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Abstract/Resumo
Nas últimas décadas o sistema de ensino superior português sofreu profundas mudanças, de cariz quantitativo e qualitativo, pautando-se por uma massificação e por uma democratização quantitativa. Estas tendências estruturais não implicaram, contudo, uma democratização qualitativa do sistema educativo. O presente livro analisa os fatores associados ao sucesso e ao abandono no ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que o sucesso académico é mais passível de gestão por parte das instituições universitárias do que o abandono. Enquanto o sucesso é sensível a variáveis de natureza dinâmica organizacional (pedagógicas e de reputação), o abandono ancora-se sobretudo em variáveis extramuros, tais como a situação de procura do mercado de trabalho (opções de emprego) ou a preparação prévia dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
sucesso académico, abandono académico