Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Resolver conflitos e aprender com problemas
Título Livro
Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Este capítulo trata das competências para lidar com situações problemáticas.
Irão ser utilizadas duas abordagens distintas. Em primeiro lugar, apresentamos uma leitura de «problema» no sentido de «conflito». Referimo-nosàs situações de conflito que emergem em contexto académico, procurando contribuir para que se consiga minimizar o impacto negativo nas relações entre estudantes e entre estes e os professores, e capitalizando, simultaneamente,
o potencial de aprendizagem que os conflitos bem geridos permitem revelar e consumar. Especificamente, aqui se fundamentam e descrevem formas
de lidar com as divergências, orientando-as para a descoberta de soluções. Para passar de conflitos a problemas e destes para a busca de soluções.
Num segundo momento, abordaremos o conceito de «problema» como ferramenta central de uma estratégia pedagógica que visa estimular a aprendizagem
a partir da resolução de casos didaticamente relevantes, que assentam em situações retiradas do real e semelhantes às que os estudantes irão encontrar em contexto profissional. Estes problemas, apresentados sempre num contexto específico, contribuem para uma aprendizagem ancorada e significativa que facilita a aquisição de conhecimentos e a descoberta da sua aplicabilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Conflitos académicos,Aprendizagem por problemas