Capítulo de livro
Resolver conflitos e aprender com problemas
Eduardo Simões (Simões, E.); Patricia Rosado Pinto (Patricia Rosado Pinto);
Título Livro
Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Este capítulo trata das competências para lidar com situações problemáticas. Irão ser utilizadas duas abordagens distintas. Em primeiro lugar, apresentamos uma leitura de «problema» no sentido de «conflito». Referimo-nosàs situações de conflito que emergem em contexto académico, procurando contribuir para que se consiga minimizar o impacto negativo nas relações entre estudantes e entre estes e os professores, e capitalizando, simultaneamente, o potencial de aprendizagem que os conflitos bem geridos permitem revelar e consumar. Especificamente, aqui se fundamentam e descrevem formas de lidar com as divergências, orientando-as para a descoberta de soluções. Para passar de conflitos a problemas e destes para a busca de soluções. Num segundo momento, abordaremos o conceito de «problema» como ferramenta central de uma estratégia pedagógica que visa estimular a aprendizagem a partir da resolução de casos didaticamente relevantes, que assentam em situações retiradas do real e semelhantes às que os estudantes irão encontrar em contexto profissional. Estes problemas, apresentados sempre num contexto específico, contribuem para uma aprendizagem ancorada e significativa que facilita a aquisição de conhecimentos e a descoberta da sua aplicabilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Conflitos académicos,Aprendizagem por problemas