Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Alternative Titles
(Spanish/Castilian) Marketing social: de corto pasado a futuro prometedor
(English) Social Marketing: from a short past to a promising future
Abstract
O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da investigação sobre «O envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicos». Apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de definir e caracterizar a disciplina do marketing social, captar as discussões centrais do seu estudo e concluir sobre os seus resultados e eficácia. O método de seleção da bibliografia consistiu na consulta de bases de dados científicas digitais com base nas palavras-chave «social marketing» e «marketing social», bem como através das referências em trabalhos que se revelaram centrais na disciplina. Os resultados indicam que as discussões fundamentais se centram na definição da disciplina, sua caracterização e âmbito, na avaliação da sua eficácia e na ética a ela subjacente. Como conclusão, o artigo defende a ideia de que, apesar de necessitar de refinar a sua definição e de investigação adicional, com vista a construir uma base mais sólida em algumas áreas, principalmente na avaliação da eficácia, o marketing social representa uma ferramenta valiosa num futuro que trará desafios de muitas e grandes mudanças de comportamento a toda a humanidade.
Acknowledgements
--
Keywords
Marketing Social,Definição,Eficácia,Ética
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português