Publication in conference proceedings
Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning: Contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia
Maria de Fátima Preto Barrocas Goulão (Goulão, F.); Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Seabra, F.); Susana Henriques (Henriques, S.); Teresa Margarida Cardoso (Cardoso, T.); Daniela Melaré Vieira Barros (Barros, D.);
VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Se a educação a distância representa, para muitos adultos, a possibilidade de (re)começar percursos académicos, por permitir, por exemplo, conciliar a vida pessoal e profissional, a educação a distância pode também traduzir desafios novos, diversos e específicos. De facto, as questões associadas ao abandono, evasão, adesão, permanência e persistência da população adulta no ensino superior têm estado em agendas políticas e nas preocupações de investigadores. No entanto, e considerando que este é um terreno que pode, e deve, ainda ser aprofundado, propomos uma reflexão teórica focalizada nos estilos de aprendizagem e no sentimento de auto-eficácia. Com esta reflexão pretendemos contribuir para o conhecimento de estratégias que promovam a permanência dos nossos aprendentes. É possível concluir-se que a utilização da teoria dos estilos de aprendizagem pode ajudar na construção de ambientes de aprendizagem mais adequados a cada aprendente e, com isso, reforçar o seu sentimento de auto-eficácia enquanto aprendentes em elearning.
Acknowledgements
--
Keywords
Permanência,Estilos de aprendizagem,Auto-eficácia,Adultos,Ensino superior a distância,Elearning
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia