Publicação em atas de evento científico
Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning: Contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia
Maria de Fátima Preto Barrocas Goulão (Goulão, F.); Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Seabra, F.); Susana Henriques (Henriques, S.); Teresa Margarida Cardoso (Cardoso, T.); Daniela Melaré Vieira Barros (Barros, D.);
VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Se a educação a distância representa, para muitos adultos, a possibilidade de (re)começar percursos académicos, por permitir, por exemplo, conciliar a vida pessoal e profissional, a educação a distância pode também traduzir desafios novos, diversos e específicos. De facto, as questões associadas ao abandono, evasão, adesão, permanência e persistência da população adulta no ensino superior têm estado em agendas políticas e nas preocupações de investigadores. No entanto, e considerando que este é um terreno que pode, e deve, ainda ser aprofundado, propomos uma reflexão teórica focalizada nos estilos de aprendizagem e no sentimento de auto-eficácia. Com esta reflexão pretendemos contribuir para o conhecimento de estratégias que promovam a permanência dos nossos aprendentes. É possível concluir-se que a utilização da teoria dos estilos de aprendizagem pode ajudar na construção de ambientes de aprendizagem mais adequados a cada aprendente e, com isso, reforçar o seu sentimento de auto-eficácia enquanto aprendentes em elearning.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Permanência,Estilos de aprendizagem,Auto-eficácia,Adultos,Ensino superior a distância,Elearning
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia