Artigo em revista científica
Discursos do exótico nas revistas femininas: uma análise dos ‘outros’ do Pós-Feminismo
Cláudia Álvares (Álvares, C);
Título Revista
Comunicação e Sociedade
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-03-25 23:35)

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Abstract/Resumo
Tendo como meta a compreensão das estratégias discursivas empregues na construção de uma identidade feminina normativa através da naturalização e reforço de estereótipos relativos à alteridade, procurou-se, no presente artigo, aplicar a Análise Crítica do Discurso a uma selecção de artigos que abordassem o tema do exotismo, artigos esses retirados às revistas Cosmo e Máxima, durante o período que se estende entre Março de 2008 e Março de 2009. Após a análise linguística dos traços, características e qualidades associados ao exótico na tentativa de construção de uma imagem de feminilidade que seja apelativa ao consumo, iremos questionar-nos acerca do modo como o discurso de género articulado pelas revistas em torno de práticas de consumo baseadas no exotismo se entrelaça com o paradigma pós-feminista. De que forma é que o ênfase no bem-estar pessoal, como resultado directo de uma responsabilidade individual e não colectiva, contribui para propagar uma ideologia neo-liberal assente no individualismo e exaltação da liberdade de escolha, indelevelmente associados à cultura de consumo capitalista?
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Exotismo,Revistas femininas,Discurso de género,Análise critica do discurso,Ideologia neo-liberal