Publicação em atas de evento científico
Representação da imagem fotográfica: perceções dos utilizadores
João Januário (Januário, J.); Abílio Oliveira (Oliveira, A.);
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI’2017)
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Com o crescimento da utilização de dispositivos digitais com acesso à internet juntamente com a democratização da fotografia, no formato digital, torna-se o cidadão comum em criador da mensagem que antes era do exclusivo domínio dos Média tradicionais, recorrendo a uma linguagem visual e global. A fotografia é uma representação única da realidade condicionada pelo momento e contexto em que é produzida e depois apresentada. O enquadramento teórico aborda as redes sociais enquanto conceito de comunicação online e como esta transforma as estruturas sociais através da interação entre os utilizadores. No âmbito da investigação empírica foi aplicado um questionário a 322 utilizadores das redes sociais, em geral. Verificou-se que os utilizadores vêem fotografias com alguma frequência, apreciando-as e comentando-as, em particular quando envolvem a presença de pessoas próximas (amigos e familiares). Em contrapartida, no que se refere ao arquivamento e partilha da fotografia online, os familiares são menos valorizados, sendo mais privilegiadas associações com objetos ou paisagens. A utilização das redes sociais para visualizar/percecionar fotografias é motivada pelas funcionalidades diretas destas redes – que facilitam, p.e., o assinalar de um gosto ou comentário – e pela presença de pessoas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Informação,Internet,Fotografia,Rede Social,Utilizador