Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A integração de video lectures no ensino e aprendizagem de Engenharia de Estruturas no Mestrado Integrado em Arquitetura
4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
As cadeiras técnicas, e em especial, as de Engenharia de Estruturas, são das mais desafiantes do Mestrado Integrado em Arquitetura, em especial para os alunos originários da área artística do ensino secundário. Estes alunos, em virtude da sua deficiente preparação em matemática e física, têm dificuldade em acompanhar a exposição dos conceitos e a resolução de casos práticos. Este artigo expõe a aplicação de uma metodologia consistindo em vídeos (video lectures) de resolução de exercícios acompanhados de testes online que teve como objetivo aumentar a competência e o sucesso escolar. Conclui-se que os alunos conseguiram acompanhar a matéria com maior autonomia e sentido de autorrealização, tendo os resultados académicos melhorado.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino de arquitetura,Video lecture,Avaliação on-line
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
610986 | União Europeia |