Artigo em revista científica
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
Albino Lopes (Lopes, A.); Luís Reto (Reto, L.);
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
1994
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Modelos escolares,Formação profissional,Educação profissional,Sistema de formação,Práticas de avaliação de formação,Qualidade profissional