Outras publicações
A rádio em Portugal: dinâmicas concorrenciais de audiências e publicidade 2002-2016
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Sandro Mendonça (Mendonça, S.); Tiago Lima Quintanilha (Quintanilha, T. L.); Miguel Paisana (Paisana, M.); Pedro Caldeira Pais (Pais, P. C.); João Carlos Sousa (Sousa, J. C.);
Título Revista/Livro/Outro
Relatórios OBERCOM julho 2017
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-28 22:13)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O relatório A Rádio em Portugal é, a par dos relatórios sectoriais A Televisão em Portugal e A Imprensa em Portugal , um dos relatórios mais abrangentes e completos produzidos pelo OberCom, com o intuito de estudar um segmento do mercado dos media em Portugal. Actualizando estudos anteriores com os dados relativos ao ano de 2016, é possível continuar a acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado radiofónico português. A presente edição tira partido dos dados contidos no Anuário de Media & Publicidade - 2016 da Marktest, bem como de dados relativos ao Investimento Publicitário – 2016, coligidos pela Omnicom Media Group e pelo INE. Este estudo procede à actualização da análise evolutiva das audiências1 para a Rádio e das dinâmicas de investimento publicitário neste sector para o período que decorre entre os anos de 2002 e 2016. Tal como para o sector da Imprensa, o quotidiano radiofónico português não se esgota unicamente na actividade dos grupos que gerem estações de rádio nacionais, sendo também as rádios que operam a nível regional/local um importante segmento no mercado radiofónico português. Assim, a tarefa de recensear e conhecer todos estes recursos seria a única forma de compreender a fundo o ecossistema radiofónico em Portugal. No entanto, na impossibilidade de se conhecer mais a fundo o panorama das rádios regionais, por impossibilidade de obtenção de indicadores mensuráveis para este segmento específico, o presente relatório terá em consideração apenas o panorama das rádios de alcance nacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave