Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Experiências de visita a um centro de ciência: o caso do público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva
Título Documento
CIES e-Working Paper
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Os centros de ciência, criados no âmbito do Programa Ciência Viva, constituem-se
como um dos novos contextos de divulgação de ciência e de promoção da
cultura científica. Como contributo para um conhecimento mais aprofundado
dos públicos destes museus interactivos de ciência e tecnologia e do seu
relacionamento com estes espaços, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter
qualitativo, centrada no público não-escolar do pólo dinamizador da rede de
centros Ciência Viva - o Pavilhão do Conhecimento. O objectivo principal desta
pesquisa, que contemplou entrevistas a visitantes, foi identificar e interpretar
diferentes experiências e estilos de visita entre o público não-escolar. Procurouse
perceber de que forma o contexto da visita, mas também outros factores
relacionados com as trajectórias biográficas, influenciam essas experiências. O
presente working paper apresenta os principais resultados e conclusões da
investigação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cultura científica,centro de ciência,público não-escolar,experiência de visita