Working paper
Pensar a reconfiguração do ensino doutoral na interface universidade-empresa: contextualização e proposições teórico-empíricas
Patrícia Santos (Santos, P.);
Título Documento
CIES e-Working Paper N.º 208/2017
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As relações entre a universidade e o tecido empresarial no ensino doutoral têm vindo a merecer atenção nos discursos políticos e académicos, tanto na Europa como em Portugal. No entanto, são ainda poucos os estudos que focam esta intersecção. Neste working paper apresenta-se uma contextualização do tema com base em dados estatísticos oficiais. Apresenta-se ainda uma revisão de literatura sobre ligações empresas-universidades, ensino doutoral e a sua combinação, que permite identificar o já adquirido pela empíria e as lacunas existentes. Sistematizam-se ainda temáticas e variáveis relevantes para o estudo sobre as reconfigurações do ensino doutoral em Portugal, sobretudo as decorrentes das parcerias universidade-empresa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Parcerias universidade-empresa,Ensino doutoral,Doutorandos,Doutorados