Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Inglês) Factorial structure of the PPBS Portuguese version for preschool teachers
Abstract/Resumo
A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comportamentos não-sociais,Pré-escolar,Estrutura fatorial,Educadoras
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/PSI/03125/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |