Artigo em revista científica Q4
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
Lígia Monteiro (Monteiro, L.); Marília Fernandes (Fernandes, M.); Tânia Sousa (Sousa, T.); Nuno Torres (Torres, N.); António Rosado (Rosado, A.); António José dos Santos (Santos, A. J.);
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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(Inglês) Factorial structure of the PPBS Portuguese version for preschool teachers

Abstract/Resumo
A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comportamentos não-sociais,Pré-escolar,Estrutura fatorial,Educadoras
  • Psicologia - Ciências Sociais
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Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia