Publicação em atas de evento científico
Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais
Olga Magano (Magano, O.); Ana Melro (Melro, Ana); Fátima de Sousa (Sousa, Fátima); Ana Pinheiro (Pinheiro, Ana);
Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O objetivo desta comunicação é refletir sobre a experiência de ensino online na Unidade Curricular de Introdução às Ciências Sociais, 1º ano do plano de estudos da Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Aberta, em particular no que se refere à participação dos estudantes nas turmas virtuais. Esta Unidade Curricular apresenta algumas características particulares, tais como o elevado número de estudantes, várias turmas e tutoras, o que complexifica a organização e gestão dos processo de ensino-aprendizagem. Quais as variáveis e fatores de sucesso e insucesso que interferem na participação dos alunos? Qual o papel do docente/tutor na participação dos alunos? Estas são algumas das questões que tentamos aprofundar neste texto conciliando a experiência profissional com a perspetiva pedagógica e científica de contribuir para a melhoria dos resultados académicos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
participação,e-learning,Universidade Aberta,Ciências Sociais