Capítulo de livro
Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Livro
Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-25 08:17)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste texto faz-se uma reflexão sobre os marcadores de diferença, que têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico – o género, a classe social, a origem étnica, entre outros. Mas as articulações estes vários marcadores produzem também efeitos específicos nas trajetórias. Procura responder à questão: na educação, de que forma os marcadores sociais de diferença se coligam e sobrepõem, e com que efeitos? Tem por base o conhecimento produzido em pesquisas realizadas em Portugal, que analisaram as trajetórias e experiências escolares de jovens descendentes de imigrantes em vários níveis de ensino – 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave