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Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2010
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
As reformas levadas a cabo na educação especial em Portugal nos últimos anos motivaram um aceso debate em torno da chamada “escola inclusiva”, no qual se cruzaram orientações internacionais com resultados de pesquisas realizadas em Portugal, interesses particularistas de carácter corporativo com mistificações conceptuais não menos interessadas na dominação de um campo específico das políticas educativas, opções políticas sustentadas pela ideologia da “escola para todos” com críticas resultantes de diferentes concepções do que possa ser essa escola. Neste contexto, o presente artigo começa por clarificar os conceitos subjacentes à noção de “escola inclusiva”, situando o debate num quadro de referência mais alargado que lhe dê sentido. Anoção de exclusão social e a relação entre os fenómenos da exclusão e da reabilitação são de seguida equacionados de modo a perspectivar o alcance de diferentes modelos de intervenção e o respectivo impacte no desenho institucional e nas práticas típicas de uma escola inclusiva.
Acknowledgements
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Keywords
Educação inclusiva,Incapacidades e deficiências,Políticas sociais activas
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Português