Comunicação em evento científico
O papel das Parcerias na Internacionalização das Empresas Portuguesas,
Ivo Pereira (Pereira, Ivo); Rui Moreira Carvalho (Carvalho, R.); José Esperança (Esperança, J.);
Título Evento
IV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia e I Congresso Ibero- Americano de Estratégia
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 12

(Última verificação: 2024-04-21 21:04)

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Abstract/Resumo
Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Internacionalização,Parcerias,Conhecimento,Autorregulação