Working Papers
Media e futebol: uma relação simbiótica
Célia Gouveia (Gouveia, C.);
Document Title
CIES e-Working Paper N.º 219
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-12-16 20:11)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A relação entre os media e o futebol é uma relação simbiótica. O artigo tem como propósito apresentar a pertinência desta relação através de uma abordagem conceptual, procurando, por um lado, ilustrar o percurso histórico do “sistema dos media” para explicar como é que os media e o futebol se constituem como fonte de significado social e cultural na vida de muitas pessoas. Por outro lado, procura enquadrar a evolução desta relação, evidenciando a forma como os media se posicionaram como agente estruturante do campo desportivo e evoluíram no sentido de um poderoso complexo. Para efeitos de sistematização, consideramos três etapas distintas ainda que interligadas. A primeira caracteriza a importância da imprensa escrita desportiva e da rádio. A segunda foca-se no papel da televisão como o grande impulsionador do futebol como espetáculo de massas. Por fim, uma terceira etapa, que congrega os vários media através da organização de um sistema em rede, que ocorre a vários níveis, desde a dimensão tecnológica, organização económica e apropriação social. Constatámos que cada período histórico teve o seu media dominante e que os contextos económico e cultural são importantes para moldar a interação entre os media e o futebol, mesmo na era digital.
Acknowledgements
--
Keywords
Media,Futebol,Relação simbiótica,Televisão
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BD/128855/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia