Publicação em atas de evento científico
O processo de decisão de compra, e de fidelização, do consumidor online de produtos da indústria da moda: influência dos Social Media e dos “opinion makers”
Ana Margarida Ferrão (Ferrão, A. M.); Bráulio Alturas (Alturas, B.);
13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI'2018)
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-03-28 18:02)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 19

(Última verificação: 2024-03-28 15:24)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Na indústria da moda, os marketers, estão a adotar novas estratégias onde incluem os blogs e as redes sociais online como uma forma de chegar rápida e eficazmente a novos consumidores e, também, como forma de incentivar as compras recorrentes, reflexo da fidelização de um consumidor a uma determinada marca ou produto. Através da aplicação de um questionário online a 484 participantes foi explorada a influência das comunicações e-WOM nos Social Media, e dos “opinion makers”, no processo de decisão de compra, e de fidelização, do consumidor online de produtos da indústria da moda. Os resultados demonstraram que as comunicações do tipo e-WOM, realizadas nos Social Media, através dos “opinion makers” e de outros utilizadores, exercem influência no processo de decisão de compra, e lealdade, online. Por essa razão é recomendável que as marcas incentivem, a comunicação positiva do tipo e-WOM, nas plataformas sociais, quer sobre os seus produtos quer sobre a própria marca, por forma a potenciar uma maior lucratividade e lealdade online.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comércio eletrónico,E-WOM,Opinion makers,Lealdade online
  • Ciências Físicas - Ciências Naturais