Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Trabalhos de Antropologia e Etnologia
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comida,Comer,Turismo,Visualidade,Filme de encomenda,Portugal (1969-72)
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/ANT/04038/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |