Working paper
As disposições dos adultos pouco escolarizados, que não retomaram a educação formal, sobre a aprendizagem ao longo da vida
Vanessa Silva (Da Silva, V. C.);
Título Documento
CIES e-Working Papers N.º 220/2018
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O objetivo de conhecer a relação dos adultos pouco escolarizados com a aprendizagem ao longo da vida, focou este estudo na análise de um conjunto articulado e complementar de dimensões. A estratégia metodológica definida privilegiou a análise qualitativa, apoiada em entrevistas semi-diretivas de carácter biográfico. Partindo da identificação dos motivos de rutura com a educação inicial (formal), e dos obstáculos que foram acompanhando os percursos de vida destes adultos, foi possível ver ressurtir uma miríade de razões que justificaram o seu afastamento das ofertas de educação existentes. Perspetivando a compreensão da amplitude de um fenómeno que interliga a aprendizagem ao longo da vida, conhecimento, literacia e escolaridade, perante o não retorno à educação formal, procuraram-se analisar, intensivamente, as disposições dos que têm “ficado de fora”, desta relação com a aprendizagem.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Aprendizagem ao longo da vida,Sociedade do conhecimento,Adultos pouco escolarizados,Disposições
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia