Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira
Título Revista
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) La inteligencia emocional y el rendimiento de los colaboradores: estudio empírico en una institución financiera
(Inglês) Emotional intelligence and employee performance: empirical study on a financial institution
Abstract/Resumo
A literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial perceber as emoções e gerir as emoções dos outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Inteligência Emocional,Desempenho,Gestor de Empresa,Comercial,Instituição Financeira
Classificação Fields of Science and Technology
- Economia e Gestão - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/GES/00315/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |