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O Mercado Publicitário em Portugal. Prospetivas gerais e cenários de futuro. Análise de pormenor ao sector da imprensa
Miguel Paisana (Paisana, M.); Pedro Caldeira Pais (Pais, Pedro Caldeira); Paulo Couraceiro (Couraceiro, P.); Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Vania Baldi (Baldi, V.);
Journal/Book/Other Title
Publicações OberCom
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Esta publicação surge no contexto de uma longa tradição de estudo do OberCom sobre as dinâmicas do mercado publicitário no nosso país. Se, por um lado, o mercado publicitário tende a ser tratado com um objecto independente no contexto dos estudos em comunicação, a verdade é que este é um objecto que temos vindo a privilegiar no âmbito da dependência que os restantes sectores têm dele. A publicidade é sem qualquer dúvida, um elemento fundamental no dia-a-dia dos diversos sectores dos media em Portugal, pelo facto de estar no núcleo dos modelos de financiamento e subsistência desses sectores. Este relatório aborda dados de três fontes relativamente ao investimento publicitário em Portugal, e explora, num capítulo final, as dinâmicas relativas ao sector da imprensa em específico. Ao longo de sucessivas investigações realizadas no quadro do OberCom, temos vindo a constatar que a situação da imprensa merece particular foco, dadas as características do meio e as condições do atual contexto digital.
Acknowledgements
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Keywords