Scientific journal paper Q1
Mídia, consumo e crime na juventude: a construção de um traçado teórico
Journal Title
Caderno CRH
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-12-07 01:34)

View record in Scopus


: 0.5
Google Scholar

Times Cited: 17

(Last checked: 2025-12-14 02:32)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Refletir sobre o consumo na modernidade abre caminho para pensar a possibilidade de surgimento de ações criminosas como meio de acesso a bens, ofertando a alguns indivíduos a chave de entrada a grupos sociais dos quais somente é possível pertencer através da posse de elementos distintivos. O objetivo deste artigo é discutir conceitos que sejam capazes de relacionar a comunicação, o consumo e o crime na juventude, a partir da pergunta: é possível haver conexão entre o discurso midiático (direto ou subliminar) - o conjunto de narrativas jornalísticas, publicitárias e de entretenimento sobre o consumo e o uso de bens - e a construção da identidade dos jovens, conduzindo alguns deles às ações criminosas como forma de posse desses objetos? A compreensão da dimensão cultural do ato criminoso como meio de acesso aos bens surge através da interface de estudos acerca do consumo, da juventude e do crime.
Acknowledgements
--
Keywords
Cultura de consumo,Mídia,Significante e significado,Juventude,Crime
  • Media and Communications - Social Sciences