Comunicação em evento científico
A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional
Vitória Santos Chagas (Chagas, V. S. ); Patrícia Duarte (Duarte, A.P.); José Gonçalves das Neves (Neves, J.);
Título Evento
X Postgraduate Conference Management, Hospitality & Tourism
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-21 17:24)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O principal objetivo deste estudo é explorar a existência de uma relação entre a perceção das práticas de responsabilidade social e o compromisso afetivo, analisando simultaneamente o potencial efeito moderador que os tipos de cultura organizacional podem exercer nessa relação. Foi efetuado um estudo de natureza correlacional, com recurso a uma metodologia quantitativa sob a forma de questionários individuais, anónimos e confidenciais, aplicados a diversos colaboradores (n =183) que laboram em empresas distintas do setor hoteleiro da região oeste, Portugal.Os principais resultados revelaram que a perceção do envolvimento das empresas hoteleiras em práticas de responsabilidade social promove um maior compromisso afetivo dos seus colaboradores à organização. Porém, nem todos os tipos de cultura organizacional têm um efeito moderador na relação responsabilidade social – compromisso afetivo. Somente a cultura de regras modera essa relação, indicando que a relação entre responsabilidade social e compromisso é ainda mais forte quando a empresa apresenta uma cultura de regras elevada.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave