Comunicação em evento científico
Reflexões em torno da profissão de advogado e dos ideais do profissionalismo
Susana Santos (Santos, S.);
Título Evento
IV Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal + III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nas sociedades contemporâneas assistimos a uma acelerada mutação nas formas de organização do trabalho, em particular em profissões ditas intelectuais e científicas. A entrada no mundo do trabalho desses profissionais, no caso de estudo os advogados, é um momento de profunda transformação e de passagem do conhecimento académico para a ação profissional. Que ideais de trabalho e de profissão são inculcados? Qual o papel do estágio profissional? Como é que as sociedades de advogados integram os novos profissionais? Esta reflexão baseia-se numa investigação em curso dedicada a jovens advogados em grandes sociedades de advocacia que tem privilegiado uma abordagem qualitativa que entrecruza histórias de vida com análise documental e observação de terreno.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
profissionalismo,profissões,advogados,grandes sociedades de advogados,estágio profissional
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.