Working paper
A Marca País como Política Pública
Denise Henriques (Quintela, Denise Henriques);
Título Documento
eWorkingPaper CIES-IUL
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Este artigo tem como objetivos analisar a marca país enquanto política pública que emerge como resposta às pressões da economia globalizada e cuja formulação se centra na identificação das vantagens competitivas do país, projetadas mundialmente através de uma imagem com a qual se pretende diferenciar o país face aos concorrentes e atrair mais-valias. Reflete-se acerca da evolução do conceito e das políticas de marca país, do debate sobre a adaptabilidade das noções de “marca” e de branding empresarial aos países, da relevância da imagem externa dos países, avaliada por índices internacionais que evidenciam a tangibilidade socioeconómica das marcas países, e dos modelos da identidade competitiva (Anholt, 2007), do diamante (Porter, 1993) e dos fatores de sucesso (Rainisto, 2003) para o desenho e implementação de políticas de marca país. Palavras-chave: marca país; imagem país; política pública; vantagem competitiva
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Marca País,Imagem País,Política Pública,Vantagem Competitiva