Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
A Marca País como Política Pública
Título Documento
eWorkingPaper CIES-IUL
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Este artigo tem como objetivos analisar a marca país enquanto política pública que
emerge como resposta às pressões da economia globalizada e cuja formulação se
centra na identificação das vantagens competitivas do país, projetadas mundialmente
através de uma imagem com a qual se pretende diferenciar o país face aos
concorrentes e atrair mais-valias. Reflete-se acerca da evolução do conceito e das
políticas de marca país, do debate sobre a adaptabilidade das noções de “marca” e de
branding empresarial aos países, da relevância da imagem externa dos países, avaliada
por índices internacionais que evidenciam a tangibilidade socioeconómica das marcas
países, e dos modelos da identidade competitiva (Anholt, 2007), do diamante (Porter,
1993) e dos fatores de sucesso (Rainisto, 2003) para o desenho e implementação de
políticas de marca país.
Palavras-chave: marca país; imagem país; política pública; vantagem competitiva
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Marca País,Imagem País,Política Pública,Vantagem Competitiva