Publicação em atas de evento científico
O impacto das estratégias corporativas no CIEE Lisboa
Sara Las Cunha (Las Cunha, S.); Renato Lopes da Costa (Costa, R. J. L. da.);
XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica - Emprendimiento, estrategia y conocimiento
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-22 00:21)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Numa era em que o mercado está altamente competitivo e globalizado, as empresas são forçadas a repensar e inovar as estratégias. Esta investigação pretende averiguar se o CIEE Lisboa recorre à implementação de estratégias corporativas para atingir os seus objetivos estratégicos, ampliar a área de atuação e aumentar a performance. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, tendo sido realizadas 18 entrevistas, posteriormente submetidas a uma extensa análise de conteúdo. O estudo conclui que o CIEE implementa estratégias de diversificação de produto que lhe permitem crescer organicamente, contribuindo assim para a criação de barreiras à entrada de novos concorrentes. Também conclui que a formação de alianças estratégicas é vital e tem um impacto positivo na satisfação dos consumidores. Por fim, a investigação mostra que o recurso a uma F&A não é uma opção viável para a organização, pois não se encontra alinhada com a fase de desenvolvimento atual.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estratégia,Estratégias corporativas,Diversificação,Alianças estratégicas,Fusões e/ou aquisições
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00315/2019 Fundação para a Ciência e a Tecnologia