Publicação em atas de evento científico
O efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar
Susana Marques (Cunha, S. M. da.); Maria Salgueiro (Salgueiro, M. de F.);
SPE 2007
Ano (publicação definitiva)
2007
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
No âmbito de um estudo sobre a importância das promoções de venda na escolha de uma loja (Cunha, 2007) foram inquiridos 561 consumidores, clientes de hipermercados na região da grande Lisboa, envolvendo quatro insígnias: Auchan, Continente, Carrefour e Feira Nova. O modelo conceptual em estudo visa explorar o impacto dos critérios de escolha da loja (percepções do preço dos produtos (Conover, 1986), percepções das promoções de vendas existentes na loja (Sirohi et al, 1998) e percepções da imagem da loja (Baker et tal., 1994)) na intenção de voltar. Os constructos latentes em análise são medidos através de indicadores obtidos a partir de itens diversos do questionário estruturado utilizado na entrevista pessoal efectuado. A metodologia estatística utilizada é a dos modelos de equações estruturais. Nesta apresentação, e para estudar o efeito moderador da “insígnia” no impacto dos critérios de escolha de um ponto de venda na intenção de voltar, é apresentado um modelo de análise multi-grupos. Pretende-se assim testar diferenças de comportamento entre os inquiridos das quatro insígnias, ao nível da influência do preço dos produtos, das promoções de vendas e da imagem da loja na intenção de voltar. A estimação do modelo é feita com recurso ao LISREL 8.80, tendo-se recorrido à estimação por Máxima Verosimilhança Robusta (RML). A opção por uma solução completamente estandardizada a uma métrica comum (tanto das variáveis latentes como das manifestas) é considerada como a mais adequada para análise multi-grupos com restrições de igualdade de parâmetros entre grupos (Salgueiro, 2007), sendo por isso a adoptada.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Modelo de equações estruturais,Análise multi-grupos,LISREL